top of page

EPISÓDIO # 60 - ANALISANDO A MÚSICA ESPERANDO NA JANELA

  • Foto do escritor: Carlos A. Biella
    Carlos A. Biella
  • 6 de jun. de 2024
  • 5 min de leitura

Atualizado: 3 de out. de 2024


ree


Analisando a música: Esperando na Janela.


Sabe aqueles momentos em que nos sentimos perdidos, sem saída, somente esperando que alguém apareça na janela para nos salvar? É sobre isso que fala esta música. Quer saber mais? Então, venham comigo e aproveitem.


CONTINUE LENDO...

Saudação a todos. Este é o podcast Mundo Espiritual. Eu sou Carlos Biella e a produção, edição e a apresentação são minhas e a arte das capas dos episódios é feita pelo Hugo Biella.

Ouça ou baixe o podcast, confira o conteúdo do episódio e entre em contato conosco. Estamos no Facebook (https://www.facebook.com/podcastmundoespiritual), no Instagram (https://www.instagram.com/podcastmundoespiritual/) e nas diversas plataformas players de podcast.

Acesse nosso site e confira todos os nossos episódios e outros conteúdos. https://www.podcastmundoespiritual.com.br

A cada dez episódios, fazemos um analisando alguma música. E neste episódio de número 60, vamos analisar a música Esperando na Janela.

Lançada no ano 2000, esta música ficou entre as mais tocadas em todas as rádios brasileiras. Com tamanha repercussão, acabou fazendo parte da trilha sonora da novela Laços de Família, da Rede Globo, que foi ao ar entre a metade do ano 2000 e o início de 2001.

Pois esta foi uma das músicas do álbum de estreia de uma banda de rock brasileira, formada em 1997, em Brasília, com o nome Cogumelo Plutão. O álbum Biblioteca de Sonhos recebeu o disco de ouro pelas vendagens e o single com a música Esperando na Janela, recebeu dois discos de diamante.

Apesar do enorme sucesso, em 2001, o Cogumelo Plutão chegou a encerrar suas atividades, devido a um sério problema de saúde com Blanch Van Gogh, vocalista da banda. Diagnosticado com um aneurisma e depois um processo leucêmico, foram 2 anos de meio em hospitais, 8 meses em cadeira de rodas e uma longa pausa criativa. Após idas e vindas, a banda retornou as atividades após o restabelecimento da saúde de Blanch.

Então, vamos lá, falar um pouco sobre a música Esperando na Janela, de autoria de Blanch Van Gogh.

A música tem um ritmo bem alto astral, com uma pitada de pop rock e uma letra, que tem um certo ar romântico e filosófico, que muita gente usou para suas declarações de amor.

E a música teve enorme aceitação, se tornando um grande hit nacional, ficando no Top 10 da maioria das rádios brasileiras, após seu lançamento, por três semanas consecutivas. O clipe da música ficou, por muito tempo, entre os mais transmitidos pela MTV Brasil, principal veículo de exibição de videoclipes na época.

Muitos cantores regravaram a música, como Angélica e Luiza Possi e vários cantores sertanejos como Rionegro e Solimões, Zezé di Camargo e Luciano e César Menotti e Fabiano

Também a gravaram bandas gospel como o Rosa de Saron. A música ganhou até mesmo uma versão axé com o Cheiro de Amor.

Muita gente, ao ouvir Esperando Na Janela pela primeira vez, tem a impressão de estar diante de uma música romântica, afinal de contas, parece que quem a canta, está ae declarando para alguém, a quem demonstra um amor incondicional. Ao que parece, a inspiração para esta música deveria ser alguma namorada que teria motivado sua composição.

Mas, afinal, do que se trata esta música?

Segundo depoimento do próprio autor, Blanch Van Gogh, a letra da música fala sobre Jesus Cristo. Isso mesmo! Segundo ele, primeiramente, a música teria sido cantada na Igreja, antes de ser incluída no disco Biblioteca de Sonhos, disco de estreia da banda. Ouçam como era a música:

Na verdade, Esperando na Janela fala do amor a Deus.

Numa entrevista concedida à Rede Vale Norte de Comunicação, de Ibirama, SC, em março deste ano de 2024, Blach explicou exatamente como surgiu essa linda música. Ouçam:

Em outra entrevista Blanch disse: amamos tocar Esperando na Janela e ver a galera cantar. Algumas pessoas derramam lágrimas, vão ao pós-show no camarim contar suas experiências pessoais com a música. A galera curte muito.


Quando me perdi, você apareceu

Me fazendo rir do que aconteceu

E de medo, olhei tudo ao meu redor

Só assim enxerguei que agora eu estou melhor

A canção inicia falando de alguém que se encontrava perdido, podendo ser alguém em depressão ou em ansiedade ou ainda em devaneios. Surge, então alguém trazendo alegria em sua vida. Encontrava-se com medo da vida, mas esse alguém lhe mostrou que a vida é bem melhor do que ele enxergava.

Então, sempre que nos sentimos perdidos, Deus pode aparecer, para nos trazer alegria e segurança diante do medo. 


Você é a escada da minha subida

Você é o amor da minha vida

É o meu abrir de olhos no amanhecer

Verdade que me leva a viver

Cristo veio nos mostrar o que precisamos fazer para chegar ao reino dos céus ou ao Reino de Deus.

Mesmo estando no fundo do poço, podemos encontrar uma escada para subir. Cristo nos ensina o que fazer para que nosso espirito consiga se elevar.

Ele nos ensinou que devemos amar. Amar a Deus, amar a nós mesmo e amar a nossos irmãos. A busca do amor em nossa vida, o sentido em seguir vivendo, o abrir de olhos a cada amanhecer para um novo dia.

Como Cristo disse ser ele a verdade, a letra diz que esta verdade nos leva a viver.


Você é a espera na janela

A ave que vem de longe tão bela

A esperança que arde em calor

Você é a tradução do que é o amor

Para todos que somos cristãos, Cristo é realmente a tradução do que é o amor e ele está a nossa espera, na janela da vida. Ele veio nos mostrar o reino de Deus que ainda está longe, a nossa espera.


E a dor saiu, foi você quem me curou

Quando o mal partiu

Vi que algo em mim mudou

No momento em que quis

Ficar junto de ti

E agora sou feliz

Pois lhe tenho bem aqui

Todo aquele que é cristão acredita que Cristo é a cura e a fonte da felicidade em nossa vida. Ele pode curar nossas dores.

Quando vivemos no amor, conforme Cristo nos ensinou, a dor se vai e conseguimos seguir em frente. Quando usamos os exemplos de Cristo, nosso guia e modelo, conseguimos mudar nossa vida.

É interessante que quando ouvimos esta música, normalmente pela primeira vez, parece que ela nos remete ao amor Eros, aquele amor das paixões, o amor de presença, o amor que prende. Parece se tratar de declaração apaixonada e desesperada de uma pessoa a outra. No entanto, o que acabamos por perceber, ao nos atentarmos para a letra é um outro tipo de amor.

Alguém em profundo desespero e falta de esperança e que parece sem encontrar sentido para a vida. Nesses momentos, o que se busca é apoio e consolo. Isso que nos mostra esta canção, não o amor Eros, mas sim, Ágape, aquele amor que transcende, que nada impõe, que convida, envolve e esclarece. Assim, a canção nos remete a alguém que fala com Deus em um momento de desespero.

É isso que a canção nos mostra, que devemos confiar em Deus e seguir em frente, sempre!

Devemos seguir em frente, mas este episódio vai ficando por aqui.

Este é o podcast Mundo Espiritual e a produção, edição e a apresentação são minhas, Carlos Biella e o Hugo Biella é que faz a arte das capas dos episódios.

Ouça ou baixe o podcast, confira o conteúdo do episódio e entre em contato conosco. Estamos também no Facebook (https://www.facebook.com/podcastmundoespiritual), Instagram (https://www.instagram.com/podcastmundoespiritual/) e nas diversas plataformas players de podcast.

Acesse nosso site e confira todos os nossos episódios e muitos outros conteúdos. Contribua conosco, deixando seus comentários e sugestões de temas.

Acesse https://www.podcastmundoespiritual.com.br.

Caso se interesse, tenho minhas palestras e outros vídeos em meu canal no YouTube. Procure por Carlos Biella, inscreva-se no canal e nos acompanhe. O link está na transcrição do episódio (https://www.youtube.com/channel/UCMpcMSh6nbb9LtujlgfabOA).

Esta foi nossa análise da música Esperando na Janela.

Espero que tenham gostado, afinal de contas, como disse seu autor, a música foi feita para Deus.

Deixo vocês agora com a música na integra (https://youtu.be/rnmrQuJOMEc).

Fiquem todos em paz e até o nosso próximo episódio.


1 comentário

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
MÁRCIO
MÁRCIO
08 de jun. de 2024
Avaliado com 5 de 5 estrelas.

Emmanuel disse através de Chico que a caridade é inimiga do cálculo e Chico Xavier não cançou de fazer a caridade até mesmo pasa aqueles que não precisava ou merecia.

Muita gente acha, que as pessoas não deve ajusar, que cada um deve pagar seus débitos e sem levantar sozinho, pois é o aprendizado dele, porém Chico pensava como Jesus e agia diferente.

Curtir
bottom of page