top of page

MÚSICA DA ALMA # 11 - CÉU DE SANTO AMARO

  • Foto do escritor: Carlos A. Biella
    Carlos A. Biella
  • 4 de dez. de 2024
  • 6 min de leitura

Atualizado: 6 de fev.




Céu de Santo Amaro.


Numa inspiração maravilhosa, Flávio Venturini juntou a melodia de Bach com o céu de uma cidade baiana e assim nasceu a música Céu de Santo Amaro. Quer saber mais? Então, vem comigo.


CONTINUE LENDO...

Sejam todos muito bem-vindos, este é o podcast Música da alma. Um podcast dentro do universo Mundo Espiritual.

Eu sou Carlos Biella e a produção, edição e apresentação são minhas e a parte gráfica fica por conta do Hugo Biella.

Acompanhe todos os nossos episódios nas plataformas players de podcasts, procurando por podcast Música da Alma, ou acessando o site www.podcastmundoespiritual.com.br e clique na aba Música da Alma.

Flávio Hugo Venturini ou simplesmente Flávio Venturini é um compositor, cantor e músico mineiro, lá de Belo Horizonte. Surgiu no cenário musical junto com o Clube da Esquina, nos anos 1960 e 1970. O Clube da Esquina foi um verdadeiro movimento de músicos e compositores, surgido em Belo Horizonte e que revelou, entre outros, nomes como Milton Nascimento, Toninho Horta, Wagner Tiso, Lô Borges e Beto Guedes. Ainda farei um episódio a respeito do Clube da Esquina.

Integrou o grupo musical O Terço, entre 1974 e 1976 e criou, em 1979, juntamente com seu irmão Cláudio Venturini, Sérgio Magrão, Vermelho e Hely Rodrigues, o grupo 14 Bis, onde ficou até 1989, quando seguiu carreira solo.

Putz! Quanto eu escutei esses caras, durante boa parte de minha vida. E ainda escuto. Coisa boa, é para sempre!

A música Céu de Santo Amaro foi lançada por Flávio Venturini, no disco solo Porque não tínhamos bicicleta, no dia 15 de dezembro de 2003.

Eu não sei se vocês tem conhecimento, mas, Céu de Santo Amaro, cuja letra é de Flávio Venturini, tem como melodia o Concerto em Fá Menor, conhecido por Arioso, que faz parte da sinfonia Cantata número 156 do compositor alemão, que viveu entre o final do século 17 e metade do século 18, Johann Sebastian Bach.

Aqui temos a música, executada pelo grupo musical norte-americano Voices of Music, que utiliza instrumentos originais da época da composição da música. (https://youtu.be/tod_rbkXAHI).

Mas, como surgiu esta união entre Bach e Venturini?

Segundo o próprio Venturini, ele havia recebido um convite para participar da Festa de Reis, na cidade baiana de Santo Amaro, cidade natal de Caetano Veloso.

Em uma entrevista em 17 de junho de 2022, para o programa Revele, da Rádio Metrópole, de Salvador, Flávio Venturini falou sobre a inspiração para fazer a música...

Ainda segundo o próprio Venturini, pouco tempo depois ele foi visitar Caetano Veloso e lhe apresentou a música.

Eu encontrei um vídeo na internet, deste show do Caetano Veloso em que ele chama Flávio Venturini para cantar a música.

Vamos voltar no tempo, até 2001 e ouvir Caetano Veloso...vem comigo!

Aqui estamos, bem na frente da plateia, aplaudindo Caetano.

E assim nasceu uma das belas músicas deste rico acervo que é a música brasileira, Céu de Santo Amaro.

(https://youtu.be/WmN_yBYr1OE?list=OLAK5uy_mZxW1r3ptOkM4kVA6d1Pe7tWuTCmaw9Lc)

Bem, uma coisa todos devem concordar: Céu de Santo Amaro é uma música romântica!

Sua letra transmite um sentimento de admiração diante da imensidão do universo, podendo expressar, através do céu estrelado, um amor infinito entre duas pessoas.

Venturini apresenta uma poesia romântica que transborda sentimentalismo e paixão. Expõe o amor de maneira explícita, como algo que completa a existência e é capaz de levar a pessoa, que o sente, a alcançar a plenitude.

A música começa dizendo "Olho para o céu, tantas estrelas dizendo da imensidão do universo em nós", o que enfatiza toda a grandiosidade e a magnitude do universo.

A canção fala de amor e sugere que a força desse amor traz consigo paz e alegria interior, descrevendo toda beleza que surge quando se experimenta um amor tão profundo e simples, como podemos ver em: "Uma estrela vai dizer, simplesmente amo você".

A letra trabalha com a imensidão do céu estrelado como metáfora para descrever toda a extensão e profundidade do sentimento compartilhado por duas pessoas que se amam. Pode se entender que esta referência ao universo estaria sugerindo que o amor descrito na música, transcende o físico, alcançando uma dimensão cósmica e atemporal.

Percebemos, também que a música evoca toda paz e beleza que acompanham o amor quando este é verdadeiro, e isso é capaz de transformar a vida daqueles que o experimentam.

Percebam que a expressão “simplesmente amo você” mostra toda a simplicidade do amor que não precisa de nenhum rebuscamento para ser compreendido ou, acima de tudo, sentido.

É um amor simples, um amor que faz emanar a vontade de viver e superar qualquer obstáculo. Um amor que inspira a felicidade, libertador, inspirando a fantasia e a imaginação.

Vejam como a letra fala de liberdade e alegria, colocando o amor como um refúgio e uma celebração. É o que podemos entender na frase “Quero você com a alegria de um pássaro, em busca de outro verão”.

O trecho em que fala “Eu me coloco em tuas mãos”, pode significar que existe uma entrega total daquele que ama e que a certeza de amar reforça essa entrega.

No trecho “Na noite do sertão, meu coração só quer bater por ti”, a música fala do local onde Venturini se encontrava quando a intuição lhe bateu. A ambientação do sertão, numa cidade do interior da Bahia e a menção feita a serem rainha e rei, dá assim, um certo ar de conto de fadas, dando a entender que o amor tem este poder de transformar nosso cotidiano em algo maravilhoso.

Podemos dizer que esta música é uma declaração sincera de um amor profundo, mostrando toda beleza que existe quando duas pessoas se conectam e se fundem através deste amor. É uma verdadeira celebração do amor em sua forma mais elevada, um amor que se mostra tanto na esfera terrena quanto celeste.

E agora eu trago uma curiosidade. Você conhece a música If You Could Remember?

É uma música que foi lançada no álbum do mesmo nome, em agosto de 1986, pelo cantor Tony Stevens. (https://youtu.be/q_ch_ECPXtE). Ouçam...

Perceberam a semelhança com Céu de Santo Amaro? Pois não é coincidência, não. É uma versão de Caion Gadia, Felipe Neto e Marco Antônio Galvão que também utilizaram a música de Bach para encaixar a letra, que não tem nada a ver com a composição de Venturini.

Tony Stevens era o nome artístico usado pelo cantor brasileiro Jessé, que a maioria conhece por esta música aqui...

Porto Solidão foi composta por Zeca Bahia e Ginko, em 1980 e foi vencedora do Festival Shell de MPB daquele ano. (https://youtu.be/9mMwSECAl0E).

Pois então, Flávio Venturini conseguiu unir a música clássica de Bach com a beleza da noite do sertão baiano, transformando em poesia e expressando, em forma de uma linda canção, um sentimento tão maravilhoso como é o amor!

Ah, Céu de Santo Amaro fez parte da trilha sonora da novela Cabocla, da TV Globo, que foi ao ar em 2004. Ela era a música tema dos personagens principais, Zuca e Luís Jerônimo, interpretados por Vanessa Giácomo e Daniel de Oliveira, lembram?

E é assim, cheio de amor no coração, que vou ficando por aqui.

Este é o podcast Música da Alma e eu sou Carlos Biella e a produção, edição e apresentação são minhas e a parte gráfica fica por conta do Hugo Biella.

Acompanhe todos os nossos episódios nas plataformas players de podcasts, procurando por podcast Música da Alma, ou acessando o site www.podcastmundoespiritual.com.br e clique na aba Música da Alma.

Acesse meu canal no Youtube e confira diversos vídeos, procure por Carlos Biella, inscreva-se e nos siga.

Música da Alma, um podcast para te provocar emoções.

Espero que tenham gostado deste episódio. Céu de Santo Amaro é uma das mais belas músicas que trago guardada em minha memória e em meu coração. Sem dúvida, a música brasileira tem muita qualidade, pena que muitos acabam desconhecendo músicas como essa e prefiram barulhos e letras sem sentido ou que remetem a tudo, menos àquilo que deveria nos mover: o amor!

Músicas que trazem a poesia encontrada ao se olhar para um céu estrelado no sertão baiano e que definem o amor desta maneira... Olho para o céu, tantas estrelas dizendo da imensidão do universo em nós. A força desse amor nos invadiu. Com ela veio a paz, toda beleza de sentir que para sempre uma estrela vai dizer, simplesmente amo você.

Fiquem todos em paz e até nosso próximo episódio


Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page